RELEASE
Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam
13 NITERÓI EM CENA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO
O tradicional Festival Niterói em Cena apresenta a etapa internacional de sua 13ª edição, com espetáculos online, debates e oficinas de 18 a 24 de fevereiro
O evento vai contar com a apresentação de 16 peças de sete países, em sessões gratuitas, seguidas por bate-papo com os espectadores. No encontro de abertura, o diretor Gerald Thomas comanda debate sobre o teatro contemporâneo
Com atrações plurais que traçam um panorama do teatro contemporâneo, o Festival Niterói em Cena é realizado há 12 anos no município fluminense, com uma seleção de espetáculos regionais, nacionais e internacionais de grupos consagrados e iniciantes. Devido à pandemia, o evento chegou à sua 13ª edição em formato virtual, com primeira etapa realizada em dezembro. A segunda etapa, com atrações internacionais e nacionais, será realizada de 18 a 24 de fevereiro, com 16 montagens para adultos e crianças da Alemanha, Nigéria, Moçambique, País Basco, Espanha, Itália e do Brasil, que serão transmitidas pelo Zoom com ingressos gratuitos e possibilidade de contribuições voluntárias. Na abertura do evento, haverá um encontro com o diretor Gerald Thomas, que falará sobre sua trajetória, novos projetos e o teatro atual. O evento contará também com atividades formativas, como oficinas ministradas por Moacir Chaves, Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, e Simone Kalil, entre outras ações. O 13º Niterói em Cena tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo por meio da Lei Aldir Blanc.
A seleção de espetáculos desta etapa foi feita pelos curadores Cleiton Echeveste, Djalma Thürler e Tairone Vale. Serão oferecidas duas mostras. A Mostra Teatro em Casa vai reunir 12 espetáculos ao vivo ou gravados que poderão ser vistos pelo Zoom ou pelo canal do Youtube do Festival (https://bit.ly/2YU6VzI). Entre as atrações, estão as peças Katie’s Tales (Itália), Kolofu (Nigéria) e Todos os Sonhos do Mundo (São Paulo). A Mostra Niterói contará com a exibição de quatro espetáculos do município no Youtube. Para assistir às montagens no Zoom, o espectador deve se inscrever no site www.niteroiemcena.com.br. Depois das apresentações, haverá 30 minutos de debate com a equipe criativa dos espetáculos.
“Estamos muito honrados em reunir este time de artistas de várias partes do mundo em um momento tão difícil. Nosso festival dá a oportunidade de o público assistir a grandes espetáculos e debater temas como teatro contemporâneo, a arte na pandemia, reinvenção, resistência e ampliação das nossas capacidades artísticas”, ressalta o diretor do festival, Fabio Fortes.
O 13º Niterói em Cena também conta com uma série de atividades formativas durante a semana. Serão realizadas quatro oficinas: com os diretores Moacir Chaves (Teatro online: reflexão e prática) e Chico Pelúcio (Conversas com novos grupos e artistas sobre organização e sobrevivência artística") e com a atriz e professora Simone Kalil (Teatro Para Curiosos – O Nordeste de Suassuna pelo viés do Movimento Armorial) e Giselle Sabatini estará a frente da oficina "POESIA DO BRINCAR: Quando as técnicas teatrais ultrapassam as barreiras da cena". Haverá quatro mesas de debates: Mesa de abertura com o diretor Gerald Thomas; e outras três com os temas “Artes e ativismo cultural: ferramentas da luta antirracista da abolição aos dias atuais”. Mediação: João Luiz de Souza (o João do Corujão); “Como tornar o Teatro Acessível”, e “Internacionalização do teatro”. As inscrições podem ser feitas pelo site do festival e, quem não conseguir vaga, poderá assistir ao vivo pelo canal do Youtube Niterói em Cena. Mais informações em www.niteroiemcena.com.br.
Ficha técnica:
Diretor geral: Fabio Fortes
Coordenadora artística: Vivian Sobrino
Produtores: Claudia Macedo, , Moreno Almeida, Renata Egger, Rodrigo Sundin e Thaynná Curcino
Produtora executiva e Gestora de mídias sociais: Ana Loureiro
Assistente de produção: Anna Clara Almeida e Eneida Campbell
Designer gráfico: Tairone Vale
Coordenador técnico de plataformas virtuais: Bruno Egger
Curadores: Cleiton Echeveste, Djalma Thürler e Tairone Vale
Oficineiros: Chico Pelúcio, Maria Helena Cunha, Moacir Chaves, Giselle Sabatini e Simone Kalil
Mediadores: Bruno Ramos, Cleiton Echeveste, João Luiz de Souza e Raphael Viana
Coordenadores de Acessibilidade: Bruno Ramos e Stephannie Carvalho
Apresentadora: Claudia Macedo
Atores-produtores de conteúdo nas redes sociais: Angelo Morse, Márcio Machado e Thiago Chagas
Assessoria de imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo por meio da Lei Aldir Blanc.
Serviço:
Festival Niterói em Cena
Data: De 18 a 24 de fevereiro
Informações e retirada de ingressos: www.niteroiemcena.com.br.
Ingressos: gratuitos, com possibilidade de contribuição voluntária
Programação por dia:
18 de fevereiro
20h – Mesa de conversa com Gerald Thomas
19 de fevereiro
10h – Mostra Niterói (Youtube). Exibição dos espetáculos O Edredom (Coletivo Macacos Alados); Quem disse? Teatro feminista para crianças (Abelha Mestra Produção Artística); As Bodas de Rapunzel (Artecorpo Teatro) e Em Contos em Encontros das Águas (Agromelados Cia Teatral). Os vídeos ficarão disponíveis até o dia 24/02.
11h – Oficina “Teatro Para Curiosos – O Nordeste de Suassuna pelo viés do Movimento Armorial, com Simone Kalil
16h – Apresentação de Kolofu (Nigéria)
21h – Mesa de Conversa “Artes e ativismo cultural: ferramentas da luta antirracista da abolição aos dias atuais”. Mediação: João Luiz de Souza (o João do Corujão).
20 de fevereiro
11h – Sessão acessível O Edredom, seguida de mesa de conversa “Como tornar o Teatro Acessível”
16h – Apresentação de Un Truc Super (Uma Coisa Legal) (Bélgica)
21h – Apresentação de Ensaio Sobre a Perda (Rio de Janeiro)
21 de fevereiro
11h – Apresentação de Casa em Jogo! (Playgrounds por todo lado) (País Basco)
16h – Apresentação de Zapato busca Sapato (Minas Gerais)
21h – Apresentação de Sobre Trabalho ou Sobre Viver (Rio de Janeiro)
22 de fevereiro
10h – Oficina “Teatro online: reflexão e prática”, com Moacir Chaves
14h – Mesa de conversa “Internacionalização do teatro”
18h – Apresentação de Zita (Moçambique)
21h – Apresentação de Todos os sonhos do mundo (São Paulo)
23 de fevereiro
11h – Oficina “Conversas com novos grupos e artistas sobre organização e sobrevivência artística", com Chico Pelúcio (PARTE 1)
14h - Oficina "POESIA DO BRINCAR: Quando as técnicas teatrais ultrapassam as barreiras da cena", com Giselle Sabatini
18h – Apresentação Katie´s Tales (Itália)
21h – Apresentação de A mulher que sonhava (Rio de Janeiro)
24 de fevereiro
11h – Oficina “Conversas com novos grupos e artistas sobre organização e sobrevivência artística", com Chico Pelúcio e Maria Helena Cunha (PARTE 2)
18h – Apresentação de Project.Fail ERROR:404 (Alemanha)
21h – Apresentação de Ch@furdo (Ceará)
Informações dos espetáculos:
Mostra Teatro em Casa
Casa em Jogo! (Playgrounds Por Todo Lado), País Basco | AO VIVO
Espetáculo infantil
Companhia: Artefactos Bascos
Criação: Ieltxu Ortueta & Erwin Maas
Performance: Ieltxu Ortueta
Idioma: português
Tempo de duração: 45 a 60 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Experiência interativa e performática via Zoom para crianças de 5 a 9 anos (e os adultos que estejam em casa) na qual o artista Ieltxu Ortueta convida a redescobrir a casa como um espaço de jogo e a se conectar e brincar coletivamente entre os participantes. A performance pretende formar uma comunidade de construtores, criadores e artistas em tempo real, concebendo zonas de jogo, de composição, construção e descoberta e nos mostrará como a arte, o jogo e a criatividade podem conectar-nos.
Ch@furdo (Ceará) |AO VIVO
Espetáculo adulto
Companhia: Dona Zefinha
Roteiro e Direção: Orlângelo Leal
Elenco: Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Márcio
Idioma: português
Tempo de duração: 45 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Em Ch@furdo, três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.
Ensaio Sobre a Perda (Rio de Janeiro) |AO VIVO
Espetáculo adulto
Companhia: Os Manus
Direção: João Fonseca
Elenco: Hamilton Dias, Herton Gustavo Gratto e Andre Celant
Idioma: português
Tempo de duração: 1h
Classificação etária: 16 anos
SINOPSE: A peça acompanha o reencontro nos palcos de um jovem casal recém-divorciado. Hamilton e Gustavo recebem a notícia de que foram contemplados por um edital cultural, para o qual haviam se inscrito antes da separação. Apesar do término turbulento, eles decidem retomar o projeto; mas quando começam a ensaiar, percebem que as feridas que foram abertas ainda não estão cicatrizadas.
Katie's tales (Itália) | GRAVADA
Espetáculo adulto
Companhia: Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards
Texto e interpretação: Agnieszka Kazimierska
Direção: Mario Biagini
Idioma: italiano, com legendas em português
Tempo de duração: 1h
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Uma versão filmada de Katie's Tales, um monólogo de e com Agnieszka Kazimierska do ''Open Program'', que conta a história de uma mulher e seu amado, que após um terrível acontecimento partiu com a promessa de voltar um dia. É a história de um jardim, repleto de cerejeiras e habitado por silêncios, por palavras não ditas e pelos desejos de uma mulher na tempestade da história. Katie nos convida a nos questionar sobre a que pertencemos, a nos fazer perguntas sem palavras sobre o papel de nossa consciência, no ensurdecedor fluxo de eventos e no turbilhão confuso de pensamentos e emoções.
Kolofu (Nigéria) | GRAVADA
Espetáculo infantil
Idioma: inglês
Companhia: Kininso Koncepts Productions
Concepção e direção: Joshua Alabi
Elenco: Julius Obende, Chinenye Chukwudi, Oluchukwu Ukachukwu e Aniefiok Inyang
Tempo de duração: 35 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Pratos, talheres, canudos e humanos unem-se nesta divertida interpretação de cores. Esta performance surge com a desilusão causada pelo modo como as cores vêm sendo discriminadas mundo afora. Então, nos perguntamos: por que as cores não podem, simplesmente, serem bonitas? Bonitas e nada mais. Por que as pessoas atribuem significados negativos ou separatistas às cores? Por que as pessoas são referidas ou tratadas com base na cor da pele preta, branca, amarela, vermelha? Por que as pessoas não vivem e brincam juntas com as coisas básicas que compartilhamos enquanto humanos?
A mulher que sonhava (Rio de Janeiro) | AO VIVO
Espetáculo adulto
Companhia: Dobra (antiga Cia de Teatro Manual)
Texto, direção, trilha sonora e atuação: Helena Marques e Matheus Lima
Idioma: português
Tempo de duração: 20 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: O trabalho mistura teatro gestual, audiovisual, narração, artes plásticas, formas animadas e música. A história, inspirada no universo do realismo fantástico, fala de uma mulher que cresceu rápido demais e se vê mergulhada em um mundo onde escolhas são feitas o tempo todo. Escolhe mergulhar em um sonho e olhar para dentro de si, onde percebe o tempo relativizado, a dor e a alegria de se confrontar. No final dessa jornada, acorda com grandes surpresas.
Project.Fail ERROR:404 (Alemanha) | GRAVADA
Espetáculo adulto
Concepção e criação: Alice Nogueira e Ana Clara Montenegro
Voz em off: Sven Rausch
Idioma: inglês, com legendas em português
Tempo de duração: entre 20 e 24 minutos
Classificação etária: 16 anos
SINOPSE: Projeto artístico que lida com o significado da palavra fracasso na sociedade contemporânea. Os criadores tentam compreender a palavra Fracasso em um contexto individual e coletivo.
Sobre Trabalho ou Sobre Viver (Rio de Janeiro) | AO VIVO
Espetáculo adulto
Dramaturgia Coletiva
Mediação|Direção|Provocação|Acolhimento: Natasha Corbelino, Renata Tavares e Tatiana Henrique
Elenco: Bárbara Abi-Rihan, Camila Zampier, Diogo Nunes, Fábio Lacerda, Ricardo Rocha, Vinicius Mousinho, Viviane Pereira
Idioma: português
Tempo de duração: 1h20
Classificação etária: 14 anos
SINOPSE: Uma obra que celebra o trabalho de 10 anos em companhia. Um trabalho de existir e de viver. Trabalho de criação em meio a precarização e tensionamentos de uma pandemia. É um trabalho também de memória, de afetos, de etapas, de um olhar para nossas histórias, para uma história de território de trabalho. É sobre trabalho, sobre viver, sobre a vontade de continuar, sobre o trabalho de construir, sobre o encontro, fundamentalmente, sobre trabalhadoras e trabalhadores da cultura e do teatro. É sobre nós trabalhadoras e trabalhadores.
Todos os sonhos do mundo (São Paulo) | AO VIVO
Espetáculo adulto
Companhia: Os Satyros
Concepção: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Direção: Rodolfo García Vázquez
Atuação: Ivam Cabral
Tempo de duração: 1h
Classificação etária: 12 anos
SINOPSE: Para celebrar 30 anos de carreira, o ator e dramaturgo Ivam Cabral leva à cena seu solo/recital, que estreou em 2019, no qual mescla relatos sobre sua formação pessoal e artística, sua origem em Ribeirão Claro (pequena cidade do Paraná) e suas andanças pelo mundo com sua companhia, Os Satyros. O cerne do trabalho é calcado no processo de depressão que Ivam Cabral viveu a partir de 1999, quando foi diagnosticado bipolar. A estrutura cênica é simples: um palco digital vazio; um ator desprovido de figurinos ou adereços; um diálogo direto com o público. A estrutura dramatúrgica parte de “O demônio do meio-dia – Uma anatomia da depressão”, de Andrew Solomon, obra-chave para o estudo e compreensão do transtorno.
Un Truc Super (Uma Coisa Legal), Bélgica | GRAVADA
Espetáculo infantil
Idioma: francês, com legendas em português
Companhia: Compagnie de La Casquette
Texto: Isabelle Verlaine, Miguel Camino e Alexandra Nicolaidis
Direção: Isabelle Verlaine
Elenco: Alexandra Nicolaïdis e Miguel Camino
Musicista: Félicie Cavalière
Tempo de duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: A história de um rapaz um pouco tímido, um pouco solitário. Um dia, ele decide fazer uma oficina de dança e, no primeiro dia, descobre que terá que fazer um dueto em um espetáculo com alguém que não conhecia: a falante Celeste.
Zapato busca Sapato (Minas Gerais, Uberlândia) | GRAVADA
Espetáculo infantil
Companhia: Trupe de Truões
Direção: Clarissa Malheiros (México)
Dramaturgia: Clarissa Malheiros e Juliana Faesler (México), com colaboração de Rogério Manjate (Moçambique)
Elenco: Amanda Barbosa, Laís Batista, Ricardo Augusto e Ronan Vaz (BRASIL)
Idioma: português
Tempo de duração: 42 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Nossa história começa com o despertar de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente, já que nasceu sozinho em sua caixa. Zapato busca Sapato narra as aventuras deste sapatinho à procura de seu par e os inesperados encontros no seu caminho que começa no México, passa pelo Brasil, até chegar em Moçambique. É uma viagem entre continentes e culturas, uma travessia que o faz conhecer-se a si mesmo.
Zita (Moçambique) | GRAVADA
Espetáculo adulto
Com Yuck Miranda
Idioma: português
Tempo de duração: 35 minutos
Classificação etária: 18 anos
SINOPSE: O que é esse corpo? Um corpo que não entra em espaços públicos. Um corpo que não é bem-vindo em nenhum espaço. O que este corpo está carregando? Um grito abafado cheio de coisas a dizer. Do lixo dessa sociedade onde viver é um luxo, um corpo busca a sobrevivência.
Mostra Niterói
Espetáculos disponíveis no canal do Youtube Niterói em Cena das 10h do dia 19/02 às 23h59 do dia 24/02 (https://bit.ly/2YU6VzI)
As bodas de Rapunzel | YOUTUBE
Espetáculo infantojuvenil
Companhia: Artecorpo Teatro e Cia
Texto: Irmãos Grimm
Adaptação: Rachel Palmeirim e Eliana Lugatti
Direção: Rachel Palmeirim
Elenco: Eliana Lugatti, Rachel Palmeirim, Ricardo Lyra Jr e Renato Badeco
Idioma: português
Tempo de duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Rapunzel e o Príncipe estão comemorando suas Bodas Encantadas de 200 anos de casamento quando a Sra. Gothel aparece. Um impasse entre eles faz com que todos voltem no tempo e vivenciem a clássica história.
Em Contos em Encontros das Águas | YOUTUBE
Espetáculo infantojuvenil
Idealização e realização: Agromelados Cia Teatral
Direção: Erika Ferreira
Direção Musical: Kadú Monteiro
Texto: Contos populares de domínio público
Elenco: Cris Ribeiro, Ian Oliveiras, Luciano Barbosa e Sylvio Moura
Idioma: português
Tempo de duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Quatro contadores narram quatro lendas através de objetos retirados de uma mala. Esses adereços, ressignificados ao longo da encenação, os ajudam a contar parábolas sobre as águas e a relação do homem com a natureza. Passeiam pelo amor, a coragem, a ambição e o egoísmo, usando as águas como símbolo para suas próprias vidas.
O Edredom | YOUTUBE
Espetáculo infantojuvenil
Realização: Coletivo Macacos Alados
Texto e performance: Tauã Delmiro
Direção: Manu Hashimoto
Intérprete de Libras: Karina Zonzine
Idioma: português
Tempo de duração: 40 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Uma criança apaixonada pelo fundo do mar, cansada de não saber se é menina ou moleque, decide virar peixe. Após perceber que seu desejo não se tornará realidade, decide se abrigar embaixo de um edredom.
QUEM DISSE? Teatro feminista para crianças | YOUTUBE
Espetáculo infantojuvenil
Realização: Abelha Mestra Produção Artística
Texto: Ana Luiza França
Direção: Breno Sanches
Elenco: Ana Luiza França e Filipe Codeço
Idioma: português
Tempo de duração: 55 minutos
Classificação etária: Livre
SINOPSE: Ritinha e Bernardo nos levam de carona enquanto pedalam suas bicicletas: cantam, tocam, brincam de ser o príncipe e a princesa de um livro para lá de especial. Com Biruta, o monstro de vento que surge em suas garupas, percebem como o mundo ainda é pintado em cores diferentes para meninas e meninos.
Rachel Almeida
(21) 3579-1352 | (21) 99196-1489 |
Release em word