Mesa de Conversa
A história do Teatro Experimental do Negro e seus legados nos dias atuais e futuros
19/12 - sábado
17h
Clique para assistir a transmissão aberta em nosso canal do Youtube (início 10 minutos antes do horário da apresentação)
Clique para se inscrever com antecedência na nossa Sala Zoom, caso queira assistir a apresentação e participar do debate. Vagas limitadas!
Clique e assista gratuitamente

Criado em 1944, o Teatro Experimental do Negro, que também era um intenso movimento social e político, mudou a cena teatral no Brasil, levando aos palcos embranquecidos, atores e atrizes pretos e pardos, que para além dos espetáculos produziam uma série de discussões sobre a ausência da representatividade negra na dramaturgia brasileira, no cinema e nos teatros em geral.

Desde a fundação do Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias Nascimento, o movimento negro vem ampliando gradativamente estas reflxões e atuando combativamente na formação e no despertar dos artistas negros para a ocupação da cena teatral. Ainda hoje, os ensinamentos e as produções intelectuais do Teatro Experimental do Negro, é fonte de inspiração, estudos e pesquisas para as novas gerações de atores e atrizes e, também, nas universidades e escolas de teatro, cinema e televisão. A mesa pretende dar uma visão histórica do TEN e dos seus legados atuais e futuros.

MEDIADOR
CONVIDADAS
JOÃO LUIZ DE SOUSA
Professor e curador do Corujão da Poesia
ELISA LARKIN NASCIMENTO
PhD e escritora
Administradora do acervo do IPEAFRO
ILÉA FERRAZ
Atriz, diretora teatral, artista plástica, dubladora